quarta-feira, novembro 01, 2006

BUDISMO - 205



1-Budismo
Meu grupo é composto pelos alunos Lucas Fernandes,Mariete Peres e Paulo Vicari,da 2ª série da turma 205, que atendendo a proposta de trabalho de pesquisa da disciplina de Ensino Religioso, fomos desafiados a buscar informações sobre a Tradição Religiosa Budista.Esta religião formou-se no nordeste da Índia, e é muito conhecida pelos seus símbolos e rituais.

2-Origens e fundador
Origens e fundador é de onde tudo começou e por quem começou, é também de onde surgiu a idéia geral da religião.
O Budismo formou-se no nordeste da Índia, entre o século VI a.C. e o século IV a.C. Este período corresponde a uma fase de alterações sociais, políticas e econômicas nesta região do mundo. A antiga religiosidade
bramânica, centrada no sacrifício de animais, era questionada por vários grupos religiosos, que geralmente orbitavam em torno de um mestre.Um destes mestres religiosos foi Siddhartha Gautama, o Buda, cuja vida a maioria dos acadêmicos ocidentais e indianos situa entre 563 a.C. e 483 a.C..
Várias lendas posteriores afirmam que Siddhartha, o fundador da religião, viveu no luxo, tendo o seu pai se esforçado por evitar que o seu filho entrasse em contacto com os aspectos desagradáveis da vida. Por volta dos 29 anos, o jovem Siddhartha decidiu abandonar a sua vida, renunciando a todos os bens materiais, e adaptando a vida de um renunciante. Praticou o ioga (numa forma que não é a mesma que é hoje seguida nos países ocidentais), e seguiu práticas ascéticas extremas, mas acabou por abandoná-las, vendo que não conseguia obter nada delas. Segundo a tradição, ao fim de uma meditação sentado debaixo de uma
figueira, descobriu a solução para a libertação do ciclo das existências e das mortes que o atormentava.
Pouco depois decidiu retomar a sua vida errante, tendo chegado a um bosque perto de
Benares, onde proferiu um sermão diante de cinco jovens, que convencidos pelos seus ensinamentos, se tornaram os seus primeiros discípulos e com que formou a primeira comunidade monástica (sangha). O Buda dedicou então o resto da sua vida (talvez trinta ou cinqüenta anos) a pregar a sua doutrina através de um método oral, não tendo deixado quaisquer escritos.
3-Transcendente
A religião budista segue os ensinamentos do Buda.São dele que vem toda a inspiração dos seguidores para praticar todos os rituais e crer em todas as mensagens deixadas por ele.Ele é um exemplo a ser seguido para fiéis desta Tradição Religiosa.

4-Rituais e Símbolos

Os ritos são as atividades praticadas pelos seguidores no seu dia-dia e também em datas festivas, e os símbolos são imagens que representam a tradição religiosa.Embora ainda comuns nos templos são também freqüentes fora destes. Desenvolvem-se técnicas de concentração, meditação e purificação mais específicas, baseadas antes de tudo no controle dos impulsos e emoções. O Não-Ser supremo não pode ser representado, mas há muitas retratações dos seres iluminados. Há vários símbolos representativos da natureza e metafísica do Universo.
5-Livro Sagrado
O livro sagrado é onde se encontram todas os ensinamentos, é por ele que os seguidores da religião se orientam para segui-la.
Assim como a bíblia dos católicos, a Sultra da flor de Lótus é para o Budismo o livro sagrado de 28 capítulos. Buda após ter atingindo a iluminação, durante 50 anos pregou vários ensinamentos e o último foi a Sultra Lótus. Ele próprio diz que a Sultra Lótus é a conclusão de todos os ensinamentos provisórios. A Sultra Lótus é dividida em duas partes: "SHAKUMON" e "HONMON" (cada um com 14 capítulos). O Sultra Lótus integra a todas as verdades parciais em um todo perfeito e representa a essência e o conjunto do sistema de filosofia Budista. O Sultra Lótus explica o potencial infinito da vida através de parábolas e descrições de acontecimentos surpreendentes.
6-Vida Além-morte
No Budismo, existe uma tradição, segundo a qual, se a pessoa estiver preparada, um ser de luz, o Buda Amida, se manifesta a ela na hora da morte, para conduzi-la ao paraíso, a Terra Pura. Tanto o Buda Amida quanto a Terra Pura devem ser entendidos como metafóras, pois, no Budismo, nada tem existência objetiva. Tudo é metáfora. O Buda Amida representa a plenitude da sabedoria e da compaixão e a Terra Pura é uma representação do Nirvana. A crença na manifestação do Buda inspirou toda uma literatura sobre a arte do bem morrer. As principais técnicas preconizadas por essas obras são a visualização da Terra Pura e a recitação do nome de Amida.

7-Conclusão
Assim concluímos a importância da Tradição Religiosa, no nosso caso o Budismo,apreendemos todos os seus ritos,símbolos, tradições e suas crenças.O que nos chamou a atenção foi a filosofia budista o modo de pensar dela.

8-Bibliografia
http://www.wikipedia.org/
www.xr.pro.br/religiao
www.ajornada.hpg.ig.com.br/ciencia/ciencia00009.htm
http://www.budismo.com.br/