quarta-feira, novembro 08, 2006

Cristianismo turma 201



1)CRISTIANISMO
Meu grupo é composto pelos alunos Fernanda da Silva Colombo, Marcos Renan Coelho da Silveira e Valdriane Rosa Silva, da 2ª série da turma 201, que atendendo a proposta de trabalho de pesquisa da disciplina de Ensino Religioso, fomos desafiados a buscar informações sobre a Tradição Religiosa Cristianismo.
O cristianismo é uma religião praticada por muitas pessoas que acreditam que Jesus morreu por nós para nos salvar dos nossos pecados e que ele pode estar cuidando de todo o mundo ao mesmo tempo. O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos.

2)ORIGEM E FUNDADOR
Na Palestina, por volta de 26 d.C., Jesus Cristo, nascido na cidade de Belém na Galileia começou a pregar uma nova doutrina e atrair seguidores, sendo aclamado por alguns como o Messias. Jesus foi rejeitado, tido por apóstata pelas autoridades judaicas. Foi condenado por blasfémia e executado pelos Romanos como um líder rebelde. Com a morte de Jesus, os apóstolos, principais testemunhas da sua vida, reunem-se numa comunidade religiosa composta essencialmente por judeus e centrada na cidade de Jerusalém. Esta comunidade praticava a comunhão dos bens, celebrava a "partilha do pão" em memória da última refeição tomada por Jesus e administrava o batismo aos novos convertidos.

3)TRANSCENDENTE

O cristianismo herdou do judaísmo a crença na existência de um único Deus, criador do universo e que poder intervir sobre ele. Os seus atributos mais importantes são por isso a onipotência, a onipresença e onisciência.
A maioria das denominações cristãs professa crer na Santíssima Trindade, isto é, que Deus é um ser eterno que existe como três pessoas eternas, distintas e indivisíveis: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Deus é imparcial quanto ao amor que tem por todos os seus filhos, ou seja ,ele ama a todos sem distinção de raça, cor, idade, tamanho.

4)LIVRO SAGRADO

A religião cristã tem como livro sagrado a Bíblia que está dividida em dois grandes livros, o Antigo e o Novo Testamento.No Antigo Testamento encontra-se a passagem da vida a.C. e no Novo Testamento encontra-se a história da vida de Cristo após o seu nascimento.

5)SÍMBOLOS
O cristianismo tem como ritos celebrações que em geral são missas, terços, novenas, batismo, primeira eucaristia, crisma e casamento O Bom Pastor, mausoléu de Galla Placidia, Ravena, Itália. Início do século V d.C.
O símbolo mais reconhecido do cristianismo é sem dúvida a cruz, que pode apresentar uma grande variedade de formas de acordo com a denominação: crucifixo para os católicos, a cruz de oito braços para os ortodoxos e uma simples cruz para os protestantes.
Outro símbolo cristão, que remonta aos começos da religião. é o Ichthys ou peixe estilizado (a palavra Ichthys significa peixe em grego, sendo também um acrónimo de Iesus Christus Theou Yicus Soter, "Jesus Cristo filho de Deus Salvador"). Outros símbolos do cristianismo primitivo, por vezes ainda utilizados, eram o Alfa e o Ómega (primeira e última letras do alfabeto grego, em referência ao facto de Cristo ser o princípio e o fim de todas as coisas), a âncora (representando a salvação da alma chegada ao bom porto) e o "Bom Pastor", a representação de Cristo como um
Símbolos são objetos, desenhos, figuras,etc que representam alguma coisa na religião Cristã. Veja:

Símbolos da Santa Ceia.
a)VINHO: simboliza o sangue de Cristo. Tal que alguns dias antes de sua morte, Jesus deu aos seus discipolos dizendo: ’’TOMAI TODOS E BEBEI ISTO É O MEU SANGUE QUE SERA DERRAMADO POR VÓS’’

b)PÃO: simboliza o corpo de Cristo. Tanto é que no dia da Santa Ceia Ele pegou o pão, partiu-o e deu a eles(os discipolos)dizendo: “TOMAI TODOS E COMEI, ISTO É O MEU CORPO QUE SERA ENTREGUE POR VÓS PARA A REMIÇÃO DOS PECADOS.’’


6)VIDA APÓS A MORTE
A visão cristã sobre a vida depois da morte envolve, de uma maneira geral, a crença no céu e no inferno, vistos como eternos. A Igreja Católica considera que para além destas duas realidades existe o Purgatório, um local de purificação onde ficam as almas que morreram em estado de graça, mas que cometeram pecados.

7) CONCLUSÃO
Com base nas explicações, acima citadas, concluimos que o Cristianismo é uma religião praticada por muitas pessoas, que acreditam em DEUS e que Jesus Cristo foi seu filho o qual foi mandado para salvar todos nós e nos livrar dos nossos pecados.

8)BIBLIOGRAFIA
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo"
Categorias de páginas: História do Cristianismo Cristianismo