quarta-feira, novembro 08, 2006

Religiões Afro-Brasileiras/ 204

1- RELIGIÕES AFRO BRASILEIRAS- CANDOMBLÉ E UMBANDA
O nosso grupo é composto pelas alunas Agnes, Aliny, Fernanda, Tatieli, da 2º série da turma 204, atende à proposta de trabalho de pesquisa da disciplina de Ensino Religioso.
Fomos desafiadas a buscar informações via a internet, sobre a Tradição Religiosa Afro Brasileira – Candomblé e Umbanda.
A Umbanda é uma religião brasileira, fundada em 15/11/1908, e fundamentada em 3 pilares que são sua base de sustentação: O AMOR, A CARIDADE E A HUMILDADE. O Candomblé, ao desembarcar no País com os escravos, encontrou aqui um outro culto de natureza mediúnica, chamado "Pajelança", praticado pelos índios nativos em variadas formas.

2- Origem e Fundador

A Umbanda nasceu no Rio de Janeiro, no dia
15 de novembro de 1908, através do médium Zélio Fernendino de Moraes.
Teve-se ínicio com o Cabloco da 7 Encruzilhadas, que afirmou que estava vindo naquele momento para oficializar uma nova religião que se chamaria Umbanda (para todas as bandas), ou seja, "para todos", onde não existiria nenhum tipo de discriminação e onde todos seriam bem-vindos.

O Candomblé 1908, por vontade dos Espíritos superiores, criou-se um movimento espiritualista, destinado a fazer progredir aqueles cultos primitivos nascido do Candomblé. Por meio do médium Zélio Moraes e do Espírito de um padre, chamado Gabriel Malagrina, na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, nasceu a Umbanda cristã, bem brasileira.

3- Transcendente
Um Deus único e superior
Zâmbi, Olorum ou simplesmente Deus - Em sua benevolência e em sua força emanada através dos Orixás e dos Guias, auxiliando os homens em sua caminhada para a elevação espiritual e social. falta de precisão em conceituar o que seria Deus. Isto por que uma
Os Orixás não são deuses como muitas pessoas podem conceber, assim como em outras religiões, mas sim divindades criadas por um único Deus: Olorun

4- Livro Sagrado
A Umbanda e o Candomblé não tem um livro especifico, sua religião é transmitida oralmente.

5-Ritos e Símbolos
Exu
Num estudo profundo sobre a mitologia africana, principalmente a Iorubana, poderemos constatar que Exu não é diabo, mas, sim, um Deus, responsável pelas mensagens dos Orixás. Na verdade, Exu serve
de intermediário entre os Oixás e os adeptos do Candomblé. Cada Orixá possui seu Exu, assim também como cada pessoa. O trabalho de Exu é, principalmente, o da comunicação, por este motivo ele é o senhor das vias de acesso, como estradas, atalhos, caminhos e encruzilhadas.
As oferendas a Exu chamam-se padês, feitas de farinha de mesa com azeite-de-dendê e farinha d'água com cachaça.
Os Orixás/Inquices/Voduns recebem homenagens regulares, com oferendas, cânticos, danças e roupas especiais. Mesmo quando há na mitologia referência a uma divindade criadora, essa divindade tem muita importância no dia-a-dia dos membros do terreiro, como é o caso do Deus Cristão que na maioria das vezes são confundidos.

Sincretismo
No tempo das
senzalas os negros para poderem cultuar seus Orixás, Inkices e Voduns usaram como camuflagem um altar com imagens de santos católicos e por baixo os assentamentos escondidos, segundo alguns pesquisadores este sincretismo já havia começado na África, induzida pelos próprios missionários para facilitar a conversão.
Depois da libertação dos escravos começaram a surgir as primeiras casas de candomblé, e é facto que o candomblé de séculos tenha incorporado muitos elementos do
Cristianismo. Crucifixos e imagens eram exibidos nos templos, Orixás eram freqüentemente identificados com Santos Católicos, algumas casas de candomblé também incorporam entidades caboclos, que eram consideradas pagãs como os Orixás.

Umbanda: Os Orixás
Os Orixás não são deuses como muitas pessoas podem conceber, assim como em outras religiões, mas sim divindades criadas por um único Deus: Olorun (dentro da corrente Nagô) ou Zambi (dentro da corrente Bantu).
Oxum: As águas doces.
Iemanjá: As águas salgadas.
Iansã: Os ventos, chuvas fortes, os relâmpagos.
Xangô: A força das pedreiras.
Oxóssi: A energia das matas.
Ogum: Dos metais.
São 7 os Orixás ou Linhas na Umbanda, em ordem:
Oxalá: Representado por Jesus.
Oxossi: Representado pelos caboclos ou indios brasileiros ou não.
Ogum: Os chamados guerreiros.
Ibeji Bejada: A linha das crianças.
Oxum: Representada pela força da água doce, rios e cachoeiras.
Xangô: Representa a justiça e a força das pedreiras.
Yemanjá: Representa a água salgada, o mar.
Uso de bebidas alcoólicas
Também encontramos terreiros dos seguintes tipos:
Os em que as entidades incorporadas não usam bebidas (muitas vezes por questão do próprio médium não estar preparado para este tipo de trabalho com bebida)criando uma espécie de tabu.
Os em que elas bebem durante os trabalhos (tanto os que fazem o uso correto deste elemento, como os que abusam disto sem necessidade)
Os que usam bebida em situações mais veladas (existindo um certo rigor quanto a sua utilização buscando coibir abusos de médiuns ainda em preparação

6-Vida Além-morte
Não foram encontradas informações sobre esse assunto.

7- Conclusão do grupo.
Concluímos com esse trabalho, que hoje em dia há diversas diferenças entre as religiões Afro-brasileira que são muito interessantes, bonitas pelas suas histórias e crenças.

8- Bibliografiawww.google.com.br/wikipediav1-