quarta-feira, novembro 08, 2006

JUDAÍSMO - 206


1-Judaísmo
Eu , aluno Mateus ,da 2ª série da turma 206,atende à proposta de trabalho da pesquisa da disciplina de Ensino Religioso.Fui desafiado a buscar informações e organizá-las , a fim de construir conhecimentos a partir dos itens: Origem e Fundador ,Transcendente ,Livro Sagrado ,Ritos e Símbolos E Vida Além-morte da Tradição religiosa.Lancei mão da Internet ,buscaremos subsídios para registrar conhecimentos e analisá-los , a fim de publicar os resultados significativos no Blog da disciplina.
2- Origem e Fundador
Assim como outras religiões, é importante destacar de onde surgiu e quem a introduziu no nosso mundo.O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes.Nasce Moisés, no Egito, onde os israelitas viviam como escravos. Sob inspiração divina conduziu-os para fora do Egito, numa viagem que ficou conhecida por Êxodo. Moisés, segundo a Bíblia, recebeu de Deus os Dez Mandamentos, no Monte do Sinai, tendo depois com o seu povo vagueado pelo deserto durante cerca de 40Anos .Morreu segundo a tradição com 120 anos. É considerado o grande fundador do Judaísmo.

3- Transcendente

O Deus apresentado pelo Judaísmo é uma entidade viva, vibrante, transcendente, onipotente e justa. Entre os homens, por sua vez, existem laços fraternos, e o dever do ser humano consiste em "praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar humildemente nas sendas divinas".
4- O Livro Sagrado,A Torá, ou Pentateuco, de acordo com os judeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Torá : Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio. O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais e é dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.Torá.
5- Rituais e símbolos judaicos
Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um sacerdote conhecido por rabino. O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços.Memorá : candelabro sagradoEntre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos ( aos 8 anos de idade ) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas ( aos 12 anos de idade ).Os homens judeus usam a kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações.Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligação entre Deus e o Povo Judeu. Nesta arca são guardados os pergaminhos sagrados da Torá.As Festas JudaicasAs datas das festas religiosas dos judeus são móveis, pois seguem um calendário lunisolar. As principais são as seguintes:Purim - os judeus comemoram a salvação de um massacre elaborado pelo rei persa Assucro.Páscoa ( Pessach ) - comemora-se a libertação da escravidão do povo judeu no Egito, em 1300 AC.Shavuót - celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 a.C.Rosh Hashaná - é comemorado o Ano-Novo judaico.Yom Kipur - considerado o dia do perdão. Os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espírito.Sucót - refere-se a peregrinação de 40 anos pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito.Chanucá - comemora-se o fim do domínio assírio e a restauração do tempo de Jerusalém.Simchat Torá - celebra a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés.

6- Vida além da morte

O Tanakh, excetuando alguns pontos poéticos e controversos, jamais faz referência à uma vida além da morte, nem à um céu ou inferno, pelo que os sadeceus posteriormente rejeitavam estas doutrinas. Porém após o exílio em Babilônia, os judeus assimilaram as doutrinas da imortalidade da alma ,da ressurreição e do juízo final, e constituíam em importante ensino por parte dos fariseus.Nas atuais correntes do judaísmo, as afirmações sobre o que acontece após a morte são postulados e não afirmações, e varia-se a interpretação dada ao que ocorre na morte e se existe ou não ressurreição. A maioria das correntes crê em uma ressurreição no mundo vindouro (Olam Habá), incluindo os caraítas, enquanto outra parcela do judaísmo crê na reencarnação, e o sentido do que seja ressurreição ou reencarnação varia de acordo com a ramificação

7- Conclusão
É concluído que é interessante conhecer a história de uma religião, suas tradições e sua cultura, tendo em visto que a religião através dos séculos é sempre constante e importante para nós.
8- Bibliografia
http://www.suapesquisa.com/judaismo/http://pt.wikipedia.org/wiki/Juda%C3%ADsmo#Ressurrei.C3.A7.C3.A3o_e_a_vida_al.C3.A9m-mortewww.casadobruxo.com.br/religa/judaismo.htm