domingo, outubro 14, 2007

Confucionismo

COMPONENTES:
MATHEUS SCHERER – 21
EDUARDO POLA – 06
TURMA: 204 -

Consideramos o Confucionismo uma religião de valores éticos relevantes e saudáveis, embora tenha poucos seguidores, seus valores são minimamente levados a todos em nosso cotidiano por serem puramente legais e positivamente corretos. Há alguns aspectos fantasiosos demais nesta religião, justamente por ser uma religião anciã, seu criador (Confúcio) não possuía muito conhecimento científico sobre o meio. É interessante as idéias que esta religião busca passar, por ser diferente das religiões ocidentais, que buscam sempre a salvação “em outro plano”, mas o Confucionismo já exalta valores de uma vida terrestre.



Embora não existam símbolos “oficiais” desta religião, conseguimos alguns “não oficiais”:



Yin Yang, o equilíbrio perfeito entre as coisas: “bem e mal”, homem e mulher”, etc...


GeomanciaPrática de adivinhação que se faz deitando pó de terra sobre uma mesa e examinando as figuras que se formam. Também chamada de Feng Shui ou Prognosticismo. Essa prática envolve a observação dos trovões, relâmpagos, vôo dos pássaros, e tudo o que se refere ao céu.



Tivemos dificuldades em achar os símbolos, pois como já foi mencionado, não possui símbolos oficiais.
Confucionismo, do nosso ponto de vista, é uma religião que preza pelos valores éticos e pelo caráter de seus seguidores, sua doutrina não é uma doutrina rígida, é uma doutrina “segue quem quer”.
Outra dificuldade foi não neste trabalho, mas no outro, em encontrar a resposta da questão “Para onde vão seus mortos?”, pois nada é informado neste aspecto.
Continuamos com a idéia de que este trabalho não contribuiu muito para nosso crescimento escolar, mas apenas para nos obrigar a fazê-lo, assim exercitando nossa responsabilidade.