quarta-feira, novembro 08, 2006

Espiritismo - 206

Espiritismo
1-O grupo composto pelas alunas Adriana e Eloísa, da 2ª série da turma 206, atende à proposta de trabalho de pesquisa da disciplina de Ensino Religioso.
Fomos desafiados a buscar informações e organizá-las, afim de construir conhecimentos apartir dos itens: Origem e Fundador, Transcendente, Livro Sagrado, Ritos e Símbolos e Vida Alem-morte da Tradição Religiosa.............
Lançando mão da Internet, buscaremos subsídios para registrar conhecimentos e analisá-los, afim de publicar os resultados significativos no Blog da disciplina..

2- Origem e Fundador
O Espiritismo é o conjunto de leis e princípios revelados pelos espíritos. Diziam que o fundador Hyppolyte Leon Denizar Rivail era possuído por Allan Kardec e que todas as suas obras foram feitas segundo Allan Kardec.

Traços do espiritismo são encontrados em diversos povos antigos, como os chineses, egípcios, hindus, romanos, cananeus, babilônios, etc. A consulta aos mortos era feita com o intuito de conhecer o que vinha após a morte. O Espiritismo foi se desenvolvendo gradativamente através dos séculos. ·Em 1848 o Espiritismo vai encontrar nas irmãs Fox a arrancada para sua expansão no mundo. Mais tarde gerou-se uma grande controvérsia sobre a veracidade das irmãs Fox, ficando as suas experiências somente no plano da suposição, já que ora negavam, ora confirmavam. ·Em 1856, o Espiritismo alcança o auge, o seu maior divulgador foi um jovem francês chamado Hyppolyte Léon Denizar Rivail. Reconhecido como homem culto e capaz, Léon publicou”. diversos livros, expandindo o Espiritismo em todo o mundo".Teve como fundador Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869),Allan Kardec.

3- Transcendente

Toda religião tem uma ligação direta com um Deus. E o Espiritismo acredita na reencarnação das almas.
O espiritismo, segundo Allan Kardec, pretende ser ao mesmo tempo uma ciência, que demonstra através do estudo empírico dos fenômenos mediúnicos a existência dos espíritos e sua atuação sobre o mundo; uma filosofia, que propõe uma cosmovisão evolucionista e reencarnacionista; e uma religião, sem dogmas, rituais e sacerdócio organizado, que faz uma releitura do cristianismo e prega uma prática religiosa centrada na moral e na ligação direta do homem com Deus.

4- Livro Sagrado

O Espiritismo não crê na Bíblia como Livro Sagrado, mas como uma obra que deve ser analisada sob o crivo da razão, sem todavia, querer desprezá-la, pois na mesma há muitos ensinamentos sábios, bonitos, coisas aproveitáveis, aliás, o Evangelho encontra-se nela.


5-Ritos e Símbolos

RITOS
O Espiritismo não tem rituais, principalmente por considerá-los desnecessários frente a prática sincera do amor ao próximo. Importante observar que ele respeita todas crenças sinceras e suas formas de manifestação.
SIMBOLOS
No Espiritismo, os rituais e os símbolos não trariam contribuição efetiva e são considerados dispensáveis.

6- Vida Alem-morte

O Espiritismo acredita na reencarnação da alma. Segundo eles a reencarnação é a volta da alma ou espírito à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem em comum com o antigo.


7-Conclusão do grupo

Concluímos que o Espiritismo é uma forma de religião que busca entender a vida e revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento e qual a sua abrangência. Também traz conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos.
http://www.winkipedia.com.br