quarta-feira, novembro 08, 2006

Budismo - Turma 206

1- BUDISMO
O grupo composto pelas alunas Eva e Julieth, da 2ª série da turma..206, atende à proposta de trabalho de pesquisa da disciplina de Ensino Religioso.Sendo desafiadas a buscar informações sobre a Tradição Religiosa Budismo, o Budismo é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. O treinamento mental foca na disciplina moral, concentração meditativa, e sabedoria.


2 -Origem e Fundador
De onde surgiu e quem fundou o Budismo.
O budismo não é só uma
religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563- 483 a.C.), também conhecido como Buda. Este criou o budismo por volta do século VI a.C. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o budismo.


3 - Transcendente
E a relação que o budista tem com o divino.
Embora na superfície o Budismo pareça prescindir do conceito de Deus, o que ocorre na verdade é que ele encara a "Realidade Suprema" não como um "Ser Supremo", e sim como um "Estado Supremo". Ou, dito de outra forma, enquanto a maior parte das religiões enfatizam o aspecto "transcendente" da "Realidade Suprema", o Budismo enfatiza o aspecto "imanente", ou Nirvâna segundo a sua linguagem.


4- Livro Sagrado
Os ensinamentos de Buda.
Assim como a bíblia dos católicos, a Sultra da flor de Lótus é para o budismo o livro sagrado de 28 capítulos. Buda após ter atingindo a iluminação, durante 50 anos pregou vários ensinamentos e o último foi a Sultra Lotus. Ele próprio diz que a Sultra Lótus é a conclusão de todos os ensinamentos provisórios. A Sultra Lotus é dividida em duas partes: "SHAKUMON" e "HONMON" (cada um com 14 capítulos).


5- Vida Além-morte
O que os budistas acreditam depois da morte.
Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a idéia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta idéia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das encarnações.
Para os seguidores, ocorre também a reencarnação em animais. Desta forma, muitos seguidores adotam uma dieta vegetariana.

6–Conclusão do grupo
O Budismo é a religião pregada pelo Buda, um Príncipe hindu. Buda ensina que descobriu a verdade e não a inventou e que, logo, qualquer pessoa poderá, também, descobrir seguindo seus ensinamentos. O que significa que a verdade já existia desde o início das épocas, tal como o átomo, mas que somente foi descoberta aos poucos e lentamente. E, quando se descobre, você tem a certeza de que ela faz parte de ti e que você pode representá-la. Crer em Buda, não significa crer e adorar a sua imagem, mas sim a verdade que ele descobriu e que constitui a Lei da Natureza

7- Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Budismohttp://www.suapesquisa.com/budismo/

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Eva e Julieth,

Gostei do post de vocês sobre o Budismo. Um dos ensinamentos mais fundamentais do Buda é que uma única palavra ou frase poderá assumir infinitos significados, dependendo do estado em que se encontra quem a lê. Por essa razão, o esfôrço de vocês para, em poucas palavras, "ensinar" o que é o Budismo valeu muito.

obrigado viu?

12:16 PM  

Postar um comentário

<< Home