quarta-feira, novembro 08, 2006

Religiões Afro-Brasileira e Cristianismo


O grupo composto pelos alunos Luana Mansan Linhares e William Girardi, da 2ª série da turma 203, atende à proposta de trabalho de pesquisa da disciplina de Ensino Religioso.
Fomos desafiados a buscar informações e organizá-las, a fim de construir conhecimentos sobre as Tradições Religiosas: Religiões Afro-Brasileira e Cristianismo.
Lançando mão da Internet, buscaremos subsídios para registrar conhecimentos e analisá-los, a fim de publicar os resultados significativos no Blog da disciplina.

Religiões Afro-Brasileira (Umbanda e Candomblé)

São consideradas Religiões Afro-Brasileiras, todas as religiões que tiveram origem nas religiões africanas, que foram trazidas para o Brasil pelos escravos.
Candomblé, culto dos orixás, de origem totêmica e familiar, é uma das Religiões Afro-Brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas também em países adjacentes como Uruguai, Argentina, e Venezuela.
Umbanda é uma religião originalmente brasileira que miscigena elementos das mais diversas religiões e culturas mundiais. Os conceitos relatados podem diferir em alguns tópicos por se tratar de uma visão generalista. Por se tratar de uma religião com diversas variações devem ser buscadas informações sobre suas mais variadas vertentes.
1- Origem e Fundador:
*A Umbanda nasceu no Rio de Janeiro, através do médium Zélio Fernendino de Moraes que trabalhava na federação espírita daquele estado. Em determinado momento incorporou o Cabloco das 7 Encruzilhadas, e os outros médiums presentes hostilizaram a entidade que afirmou que estava vindo naquele momento para oficializar uma nova religião que se chamaria Umbanda (para todas as bandas), ou seja, "para todos", onde não existiria nenhum tipo de discriminação e onde todos seriam bem-vindos.
A partir daquele momento foi fundado o 1° terreiro de Umbanda, denominado "Centro de Umbanda Nossa Senhora da Piedade", em homenagem à Maria, mãe de Jesus.
A Umbanda é uma religião de expressão genuinamente brasileira. Surgiu no estado do Rio de Janeiro por volta da década de 1920. É popular e vulgarmente conhecida pelos nomes de quimbanda e macumba. Mescla elementos do cristianismo católico, do espiritismo kardecista e das culturas africanas.
*O candomblé e uma religião que teve origem na cidade de Ifé, na África, e foi trazida para o Brasil pelos negros iorubas.

2- Transcendente:
Seus deuses são os Orixás, dos quais somente 16 são cultuados no nosso país: Essú, Ògun, Osossì, Osanyin, Obalúaye, Òsúmàré, Nàná Buruku, Sàngó, Oya, Oba, Ewa, Osun, Yemanjá, Logun Ede, Oságuian e Osàlufan.
As maiores autoridades do Candomblé são o Babalorixá e a Ialorixá, o pai e a mãe de santo, respectivamente.

3- Livro Sagrado:
Para o adepto do candomblé ou da umbanda, religiões sem livro sagrado, é impossível ser fundamentalista. Esta tradição é passada oralmente.
4- Ritos e Símbolos:
O Carnaval nasceu com o candomblé.
Muitos são os símbolos e dentre eles a fogueira é o mais expressivo, partindo dele para os fogos de artifício. Segundo vários estudiosos, os rituais de fogo e fertilidade presentes nos festejos têm estreita relação com o sexo. Não necessariamente com o prazer sexual, mas com a fertilidade humana.

5- Vida Além-Morte:
A Umbanda já é uma mistura ... que a vida do corpo físico já havia terminado para eles após a morte

6- Conclusão:
Com o término deste trabalho concluimos que umas religiãos são bem diferente uma da outras, cada uma com suas características. E devemos respeitar a todas!

7- Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Umbanda#Origem
http://pt.wikipedia.org/wiki/Candombl%C3%A9
http://dofonodelogum.sites.uol.com.br/historia.html



Cristianismo

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento. Os cristãos acreditam que Jesus é o messias e como tal referem-se a ele como Jesus Cristo. Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos (segundo dados de 2001), o cristianismo é hoje a maior religião mundial. É a religião predominante na Europa, América do Norte, América do Sul, Oceânia e em grande parte de África.
O cristianismo começou no século I como uma seita do judaísmo, partilhando por isso textos sagrados com esta religião, em concreto o Tanakh, que os cristãos denominam de Antigo Testamento. À semelhança do judaísmo e do islão, o cristianismo é considerado como uma religião abraâmica.
Segundo o Novo Testamento, os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez "cristãos" em Antioquia (Actos 11:26).

1- Origem e Fundador:
- Origem: Segundo a religião judaica, o Messias, um descendente do Rei Davi, iria um dia aparecer e restaurar o Reino de Israel. Na Palestina, por volta de 26 d.C., Jesus Cristo, nascido na cidade de Belém na Galileia começou a pregar uma nova doutrina e atrair seguidores, sendo aclamado por alguns como o Messias. Jesus foi rejeitado, tido por apóstata pelas autoridades judaicas. Foi condenado por blasfémia e executado pelos Romanos como um líder rebelde. Seus seguidores enfrentaram dura oposição político-religiosa, tendo sido perseguidos e martirizados, pelos líderes religiosos judeus, e, mais tarde, pelo Estado Romano.
Com a morte de Jesus, os apóstolos, principais testemunhas da sua vida, reunem-se numa comunidade religiosa composta essencialmente por judeus e centrada na cidade de Jerusalém. Esta comunidade praticava a comunhão dos bens, celebrava a "partilha do pão" em memória da última refeição tomada por Jesus e administrava o baptismo aos novos convertidos. A partir de Jerusalém, os apostólos partiram para pregar a nova mensagem, anunciando a nova religião inclusive aos que eram rejeitados pelo judaísmo oficial. Assim, Filipe prega aos Samaritanos, o eunuco da rainha da Etiópia é baptizado, bem como o centurião Cornélio. Em Antioquia, os discípulos abordam pela primeira vez os pagãos e passam a ser conhecidos como cristãos.
Paulo de Tarso não se contava entre os apóstolos originais, ele era um judeu fariseu que perseguiu inicialmente os primeiros cristãos. No entanto, ele tornou-se depois um cristão e um dos seus maiores, senão mesmo o maior missionário. Boa parte do Novo Testamento foi escrito ou por ele (as epístolas) ou por seus cooperadores (o evangelho de Lucas e os actos dos apóstolos). Paulo afirmou que a salvação dependia da fé em Cristo. Entre 44 e 58 ele fez três grandes viagens missionárias que levaram a nova doutrina aos gentios e judeus da Ásia Menor e de vários pontos da Europa.
Nas primeiras comunidades cristãs a coabitação entre os cristãos oriundos do paganismo e os oriundos do judaísmo gerava por vezes conflitos. Alguns dos últimos permaneciam fiéis às restrições alimentares e recusavam-se a sentar-se à mesa com os primeiros. Na Assembleia de Jerusalém, em 48, decide-se que os cristãos ex-pagãos não serão sujeitos à circuncisão, mas para se sentarem à mesa com os cristãos de origem judaica devem abster-se de comer carne sem sangue ou carne sacrificada aos ídolos. Consagra-se assim a primeira ruptura com o judaísmo.
- Fundador: O cristianismo firmou-se como uma religião de origem divina. Seu fundador era o próprio filho de Deus, enviado como salvador e construtor da história junto com o homem. Ser cristão, portanto, seria engajar-se na obra redentora de Cristo, tendo como base a fé em seus ensinamentos.

2- Tanscendente:
Em oposição à moral ascética e transcendente do cristianismo, sustenta que o homem realiza a sua natureza, atinge a sua perfeição no furor heróico, a saber, na sua imanente e jubilosa participação racional na vida do Todo-um.
3- Livro Sagrado:
O livro sagrado do cristianismo é a Bíblia Sagrada ou Escrituras Sagradas que contêm os Evangelhos que nos trazem a mensagem que Jesus nos deu. Acredita no Deus Pai, Deus Filho (Jesus Cristo) e no Espírito Santo como 3 em um só Deus.



5- Vida Além-Morte:
A visão cristã sobre a vida depois da morte envolve, de uma maneira geral, a crença no céu e no inferno, vistos como eternos. A Igreja Católica considera que para além destas duas realidades existe o Purgatório, um local de purificação onde ficam as almas que morreram em estado de graça, mas que cometeram pecados.
6- Conclusão do Grupo (parecer do grupo está nas religiões Afro)

7- Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo
http://www.suapesquisa.com/cristianismo/
http://www.mundodosfilosofos.com.br/cristianismo.htm