domingo, outubro 14, 2007

Hinduísmo

Raiane Teixeira Nº:25
Raine Teixeira №:26
Turma:203
Símbolos

Sem dúvida alguma, o primeiro dos símbolos sagrados na Índia é o OM - Ele possui a força de ser a descrição visual do som cósmico, do qual toda a matéria e o espaço são originados. No seu som monossilábico, ele contém Brahman ou o universo inteiro em sua energia. Deste modo, o OM é fundamental na cultura Hindu, e seu símbolo é a primeira figura que toda a criança deve desenhar no início de sua educação. Ele é, também, a primeira evocação que é cantada para evocar os deuses numa oração. Seu motivo pode ser visto em pórticos, portões, templos, livros em geral, textos religiosos, em berços de recém nascidos e em roupas cerimoniais, numa grande variedade de cores e com muitos tipos de enfeites.



O Terceiro Olho, fonte da percepção



“O terceiro olho é o olho da super consciência, a qual é percebida além do plano comum de percepção”.Um símbolo indiano que freqüentemente embaraça muito o Ocidente é o terceiro olho. Um número de deidades Hindus, em particular Shiva, o transformador cósmico através da dança da destruição, e sua esposa Durga (ou Parvati, ou ainda Uma) são portadores desta iconografia, possuindo um terceiro olho no centro de suas testas. De fato, merecidamente este é um símbolo que representa a capacidade humana da consciência, para ver além do óbvio perceptível, além do exteriormente visível e tangível; para alcançar o interior da origem da vida a qual é a fonte de energia divina e poder. Este símbolo também diz que todos os seres humanos que usam seu poder de descriminação podem, no silêncio do seu ser interior, ver o santuário da verdade e da pureza. Apesar deste significado profundamente metafísico o símbolo do terceiro olho de forma equivocada é muitas vezes visto como sendo o poder da destruição.

As marcas plantares de Lakshmi, a presença auspiciosa

“Em vermelho ou em branco as solas dos pés de Lakshmi, desenhadas de forma delicada, são sinais auspiciosos e festivos”.
As solas dos pés, desenhadas em branco e vermelho, em gráficos delicados, são sinais auspiciosos e festivos, que reverenciam a deusa Lakshmi.Estes pés estilizados, desenhados e impressos na cor branca e vermelha, são antigos desenhos gráficos que pintam as solas dos pés de Lakshmi, consorte eterna de Vishnu, a deusa da resplandecência e da fortuna.
Em particular, nos dias de festival, as mulheres desenham estas pequenas sola dos pés, consideradas muitos auspiciosas, na soleira das portas no crepúsculo para dar boas vindas a Lakshmi, que concede riqueza, sabedoria, saúde e regozijo. Uma nova nora entra no seu lar matrimonial sendo recebida com as boas vindas dos pezinhos de Lakshmi, desenhados atrás da porta. Este símbolo, como dissemos, é utilizado durante todos os rituais que dizem respeito às mulheres. Particularmente durante a gravidez, a mulher caminha ao redor da casa, imprimindo com pó de cúrcuma (pó vermelho típico da Índia, que passa na solas dos pés) deixando suas pegadas ao redor dela como se fosse um dia auspicioso. Esta é uma prática em muitas comunidades para que os maridos lhes dêem presentes de retorno, por estas marcas de pés de Lakshmi, as quais prometem fortuna e vida longa para a criança que está chegando.

Ritual
Os hinduístas em cerimônias públicas e particulares adoram todos os deuses. Devido às bases sociais do hinduísmo, as festas mais importantes são as dos rituais de passagem: nascimento e primeiro alimento sólido, matrimônio, benção para as grávidas, morte e oferendas anuais aos antepassados mortos. Dentro do ritual diário dos hindus são feitas oferendas (puja) de frutas e flores perante um altar dentro de casa. Muitos povoados e cidades possuem templos, muitas vezes considerados centros culturais, onde os sacerdotes celebram cultos durante o dia.
Parágrafo crítico

Nós achamos muito interessante que na religião Hinduísta as vacas são consideradas, animais sagrados, que é proibido comer carne e também que as mulheres casam somente com um membro da mesma religião, na esperança de ter um filho homem. Também achamos legal o símbolo, a palavra Om, ser mencionada nesta religião; pois já tínhamos ouvido falar sobre esta palavra, mas não sabíamos que era símbolo do hinduismo. Achamos curioso que os hindus acreditam em vida pós-morte e que as pessoas mortas reencarnam não só em outras pessoas, mas também em animal, vegetal e mineral. E achamos legal também que as leis dos hindus definem-se mais pelas ações das pessoas do que por seus pensamentos e que eles acreditam em vários deuses.