domingo, outubro 14, 2007

Religião Afro

Nome: Felipe Linhares Demczuk Nº: 09
Iuri Santos Becker Nº: 15
Turma: 204 Série: 2º ano


Sintese sobre o tema pesquisado


Candomblé: É um culto dos orixás, de origem totêmica e familiar, é uma das Religiões Afro-Brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas também em países adjacentes como Uruguai, Argentina, e Venezuela. A religião que tem por base a "anima" (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil. Umbanda:É uma manifestação religiosa baseada na caridade, na igualdade entre os seus filhos e no cuidado para com os humildes, visando sempre ao bem e à evolução espiritual. É baseada na manifestação de espíritos de várias linhas - Caboclos, Pretos-velhos, Crianças, Exús e ciganos, como sendo as principais, os quais vêm incorporar nos médiuns para auxiliar seus irmãos encarnados a compreenderem melhor a si mesmos e ao próximo, e a evoluírem através de ações benéficas para com a humanidade.




Iemanjá, Orixá feminino dos lagos, mares e fertilidade, mãe de todos os Orixás de origem yorubana



Xango, Orixá do fogo e trovão, protetor da justiça


Ogun, Orixá do ferro, guerra, e tecnologia


Um ritual do Candomblé

A bebida ayauasca é usada em ritual de iniciação num candomblé queto, em São Paulo, a fim de que as pessoas possam permanecer tranqüilas, controlarem as emoções e, assim, suportarem a reclusão.
A ação psicoativa de determinadas plantas já foi objeto de estudos por vários pesquisadores, como Bastide que faz referência à preparação da cabeça do fiel nos ritos de iniciação, quando nestes ocorre o banho ritual composto de 21 espécies de plantas, entre elas a maconha.

Parágrafo critico

Na nossa opinião essa religião tem uma grande importância histórica pelo fato dela ter vindo da África, junto com os escravos. Essa religião ao longo dos anos ela foi se expandindo por todo o Brasil. A maior concentração da religião é na Bahia.