domingo, outubro 14, 2007

JUDAÍSMO

CARINA SILVA MILANEZI N°: 06
SABRINA FARIAS RODRIGUES N°: 27
Turma: 203

O judaísmo é uma cultura religiosa dos judeus (povo do Israel) e uma das religiões mais antigas do mundo. Originou-se em Israel, também conhecido como Palestina, no Oriente Médio. No início da década de 1990, a população mundial de judeus antiga 18 milhões de pessoas.
Moisés não é o fundador do judaísmo, mas ele falou e agiu em nome de Deus Único, que resolveu escolher como “seu povo” um povo pequeno e insignificante na periferia do deserto, fazer com ele uma Aliança e assim criar este povo (Israel) e moldá-lo através da palavra revelada. O judaísmo é caminho de vida, uma comunidade de fé e de destino, que tenta seguir a voz de Deus e sua doutrina.
A principal característica da religião judaica é o monoteísmo, a crença que um só Deus, transcendente, criou o universo. A história do povo, seus preceitos e filosofia estão contidos na Torá, também chamada de lei de Moisés ou lei mosaica. A Torá é formada pelo Pentateuco, ou seja, os cinco livros que constituem a primeira parte da Bíblia: Gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômeo.
O judaísmo crê num Deus único, onipotente e onisciente e que este Deus escolheu os judeus como o Povo Eleito. A Bíblia judaica equivale ao Antigo Testamento, porém disposta de maneira um tanto distinta. A Bíblia Hebraica é a revelação de Deus e se chama Tanakh. Ela é formada por três grupos de livros: a Torá, o Nebiim e o Ketubim. Na Bíblia encontram-se narrativas sobre o sofrimento do povo dos judeus.
Tora, em hebreu, Torah, “lei”, “doutrina” ou “lei mosaica” é considerada como a pedra fundamental da religião e da lei judaica.




Estrela de Davi: Pode ser chamada também de Maguen Davi (“Escudo de Davi”) que se encontra no centro da bandeira de Israel. A estrela de Davi tem seis pontas; é formada por dois triângulos entrelaçados.
















Menorá: É um tipo de candelabro, geralmente de ouro, com sete braços cheios de óleo de oliva ou com velas. O menorá era mentido aceso no Templo de Jerusalém. Ele simboliza a sabedoria divina.








A pomba: É símbolo de paz, inocência e fidelidade. Originou-se da história de Noé, que enviou uma pomba da arca para ver se havia terra seca após o dilúvio.
Ritual: Morte e Sepultamento: entre os judeus, a cremação não é permitida. Assim que a pessoa morre, o enterro deve ser feito o mais rápido possível. O falecido é lavado, vestido com roupa branca simples e colocado em caixão sem ornamentos. Os homens são enterrados com seu chalé de oração e o rabino faz o discurso em memória do falecido. O luto da família se prolonga por 30 dias após o óbito.


O judaísmo é uma religião que tem bastantes símbolos, muitas crenças, vários rituais durante as fases da vida. É uma religião bem tradicionalista. Crêem muito em seu único Deus e valorizam-no bastante. Acreditam no céu e no inferno e na ressurreição.