domingo, outubro 14, 2007

Judaísmo

Bruna de Souza Fagueiro N°04
Gabriela Machado dos Santos N°12
Mari S. Gil da Silva N°19
Turma: 204




Estrela de David










A Estrela de David, é o símbolo mais comum associado ao Judaísmo. Tem a função de representar o escudo do Rei David (ou talvez o emblema).
Este símbolo foi estudado por inúmeros investigadores entre eles está Franz Rosenzweig, que atribui um significado teológico ao símbolo.
Diz que o triângulo que tem sua extremidade no cimo, é relativo a Deus, enquanto que o triângulo ao contrário representa o mundo real. A sua união representa a aliança entre Deus e os homens.
A estrela de David, não aparece como um símbolo exclusivo do judaísmo, para já se houvesse esse símbolo, seria o Menorah .
Durante a história, os judeus sempre estiveram ligados a este símbolo, principalmente durante a época da Alemanha Nazi, onde eram identificados com a estrela.
Hoje em dia, a estrela de David, está cada vez mais presente na vida dos judeus, nas portas das sinagogas, até na bandeira de Israel.



Menorah








Um dos mais antigos símbolos de fé do judaísmo é o Menorah, um candelabro com sete braços usados no templo, o sétimo braço é para os Judeus o número da plenitude, da perfeição.
Todas as noites o Menorah é colocado no santuário e de manhã limpo com todos os cuidados
É dito que o Menorah é o símbolo da nação de Israel e da sua missão, que é o de ser a luz entre as nações. A luz que Israel ilumina não é uma força violenta; Israel tem que cumprir a sua missão, tornando-se num exemplo, em não usar a força.
A luz continua a pertencer às sinagogas, denominadas de Ner Tamid (chama eterna), simbolizado pelo Menorah.




O Muro das Lamentações


O Muro das Lamentações, em Jerusalém, é o que resta do templo de Herodes, destruído pelos romanos no ano 70 d.C. Aqui os hebreus vêm rezar. É o único lugar sagrado de todo o Judaísmo.
Ritual Judaico


Uns dos inúmeros rituais judaicos, podem citar o da circuncisão dos meninos aos 8 anos de idade que representa a iniciação da vida adulta e para as meninas aos 12 anos de idade.

Crítica

O judaísmo é uma religião bem diferente da nossa. Seus rituais, suas crenças e símbolos são interessantes e ao mesmo tempo fazem parte de uma cultura que ensina que a vida é uma dádiva de Deus e, por isso, devemos nos esforçar para fazer dela o melhor possível, usando todos os talentos que o Criador nos concedeu.