quarta-feira, novembro 08, 2006

Judaísmo 202

1- JUDAÍSMO - 202

Nosso grupo é composto pelos alunos Crivilan V. Tressoldi e Jéssica F. Machado, da 2ª série da E.E.E.M. Ildefonso Simões Lopes turma 202, que atendendo à proposta de trabalho de pesquisa da disciplina de Ensino Religioso, fomos desafiados a buscar informações sobre a Tradição Religiosa Judaísmo.

2- ORIGEM E FUNDADOR

Neste momento falaremos um pouco de onde e como surgiu tal religião.
O judaísmo é considerado a primeira
religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes.
A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 AC, Abraão recebeu uma sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã ( atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta , num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 AC, o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 AC. A fuga do
Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai.


3- TRANSCENDENTE

O transcendente nos esclarecera sobre o que e em que acreditam os Judeus.
O príncipio básico do judaísmo é a unicidade absoluta de
YHWH como Deus e Criador, Onipotente, Onisciente, Onipresente, que influencia todo o universo, mas que não pode ser limitado de forma alguma, o que carateriza em idolatria, o pecado mais mortal de acordo com a Torá. A afirmação da crença no monoteísmo manifesta-se na profissão de fé judaica conhecida como Shemá. Assim qualquer tentativa de politeísmo é fortemente rechaçada pelo judaísmo, assim como é proibido seguir ou oferecer prece à outro que não seja YHWH.
Conforme o relacionamento de
YHWH com Israel, o judaísmo enfatiza certos aspectos da divindade chamando-o por títulos diferenciados.
O judaísmo defende uma relação especial entre Deus e o povo judeu, manifesta através de uma revelação contínua de geração à geração. O judaísmo crê que a
Torá é a revelação eterna dada por Deus aos judeus. Os judeus rabinitas e caraítas também aceitam que homens através da história judaica foram inspirados pela profecia, sendo que muitas das quais estão explícitas nos Neviim e nos Kethuvim.

4- LIVRO SAGRADO

A religião judaica tem um livro sagrado e outro que reúne muitas tradições.
A Torá ou Pentateuco, de acordo com os judeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Torá : Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio. O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais e é dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.

5- RITOS E SÍMBOLOS
Os judeus possuem muitos cultos, crenças, e culturas interessantes que devem ser ressaltadas.
Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um sacerdote conhecido por rabino. O símbolo sagrado do judaísmo é o memorá, candelabro com sete braços.
Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos ( aos 8 anos de idade ) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas ( aos 12 anos de idade ).Os homens judeus usam a kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações. Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligação entre Deus e o Povo Judeu. Nesta arca são guardados os pergaminhos sagrados da Torá.


6- VIDA ALÉM MORTE

O
Tanach, excetuando alguns pontos poéticos e controversos, jamais faz referência à uma vida além da morte, nem à um céu ou inferno, pelo que os saduceus posteriormente rejeitavam estas doutrinas. Porém após o exílio em Babilônia, os judeus assimilaram as doutrinas da imortalidade da alma,da ressurreição e do juízo final, e constituiam em importante ensino por parte dos fariseus.
Nas atuais correntes do judaísmo, as afirmações sobre o que acontece após a morte são postulados e não afirmações, e varia-se a interpretação dada ao que ocorre na morte e se existe ou não ressurreição. A maioria das correntes crê em uma ressurreição no mundo vindouro (Olam Habá), incluindo os
caraítas, enquanto outra parcela do judaísmo crê na reencarnação, e o sentido do que seja ressurreição ou reencarnação varia de acordo com a ramificação.


7- CONCLUSÃO DO GRUPO


Acreditamos que o trabalho respondeu muitas curiosidades e nos acrescentou muito conhecimento sobre o assunto desconhecido, mas presente em nossas vidas.
No mundo em que vivemos tão provido de informação é mais do que essencial estarmos interados sobre assuntos diversos. Sem duvidas o tempo que ficamos envolvidos no desenvolvimento do trabalho vai ser muito proveitoso em nossas vidas.

8- BIBLIOGRAFIA
>>>>http://orbita.starmedia.com/~hyeros/judaismo024.html
>>>>>http://www.casadobruxo.com.br/religa/judaismo.htm
>>>>>http://www.sergiosakall.com.br/tudo/religiao_judaismo.html
>>>>http://pt.wikipedia.org/wiki/Juda%C3%ADsmo