terça-feira, outubro 16, 2007

Trabalhos dos alunos

Os trabalhos abaixo foram realizados pelos meus alunos do Ensino Médio. Trabalhamos a diversidade de religiões bem como outros assuntos. Alguns trabalhos estão registrados neste ambiente, o qual objetiva divulgar o que se tem feito com os sujeitos em sala de aula e fora dela.
Possibilitar a autoria aos alunos é um dos maiores desafios no momento, pois nem todos os professores estão dispostos a aceitar tal inovação. Somos frutos de uma formação tradicional e uma educação bancária, o que dificulta um pouco nossa coragem para ousar e inovar na educação. Mas acredito que aos poucos estaremos inovando diariamente e com auto-confiança!!!!
De acordo com o Art. 33 da LDBEN/96, com a nova redação que consta na Lei nº 9475/97 e Resolução nº 02/98 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação o Ensino Religioso passa a ser uma área do conhecimento obrigatória.

O Ensino Religioso constitui-se como disciplina, com um novo olhar, uma nova perspectiva, superando o proselitismo no espaço escolar. O entendimento sobre essa importante e fundamental área do conhecimento humano implica uma concepção, que tem por base a diversidade presente nas diferentes expressões religiosas. Nesse enfoque o sagrado e suas diferentes manifestações religiosas possibilitam a reflexão sobre a realidade, numa perspectiva de compreensão sobre si e para o outro, na diversidade universal do conhecimento religioso.

Essa disciplina visa proporcionar um (re)conhecimento e respeito das diferentes expressões religiosas advindas da elaboração cultural, quem compõem a sociedade brasileira, bem como possibilitar o acesso às diferentes fontes da cultura sobre o fenômeno religioso, tendo como foco o sagrado.

É um direito do aluno ter acesso ao conhecimento sobre fenômeno religioso e cabe a escola a responsabilidade de oferecer esse Ensino respeitando a pluralidade religiosa presente na realidade sociocultural do aluno sendo vedado qualquer forma de proselitismo.

O novo perfil do professor de Ensino Religioso está fundamentalmente vinculado a uma práxis educativa que considere a interdisciplinaridade, a pesquisa, a disponibilidade e competência para trabalhar sem proselitismo, a construção e socialização do conhecimento sobre o fenômeno religioso. Fenômeno este, que abarca as diferentes religiões e filosofias de vida.


OBJETIVOS GERAIS

Propiciar o conhecimento sobre o fenômeno religioso, analisando e compreendendo as diferentes manifestações do sagrado a partir da realidade sociocultural do educando.

Contribuir com a construção da cidadania, promovendo o diálogo inter-religioso, o respeito às diferenças, a superação de preconceitos e o estabelecimento de relações democráticas e humanizadoras.