quarta-feira, novembro 08, 2006

Espiritismo - 202

1-Espiritismo

Meu grupo é composto pelos alunos Ana Paula, Jeferson e Leandro da 2ª série da turma 202, que atendendo á proposta de trabalho de pesquisa da disciplina de Ensino Religioso, fomos desafiados a buscar informações sobre a Tradição Religiosa, o Espiritismo.

2-Origem e Fundador

"Reconhe-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações " ....
Allan Kardec(espirito)
O espiritismo se originou na França, O LIVRO DOS ESPÍRITOS (publicado em 18 de abril de 1857), foi a marca inicial do espiritismo.
Allan Kardec era o pseudônimo de Denizard Hippolyte-Léon Rivail, pedagogo renomado na França, professor e autor de diversos livros em diversas matérias como gramática francesa, matemática cação, etc e membro de diversas sociedades científicas.

3-Transcendente

"O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais"Essa frase, usada bastante do espiritismo, nos mostra o seu transcendente, o Deus em qual eles acreditam.

4-Livro Sagrado

Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.5-RITOS E SÍMBOLOS
Ato religioso simbólico e institucionalizado cuja eficácia é de ordem extra-empírica, pelo menos parcialmente. Para
realizar este ato utilizam-se, por vezes, objetos. Do ponto de vista da antropologia, o rito visa a fazer viver por uma coletividade mitos religiosos ou sociais, ou, pelo menos, permitir-lhe representar crenças mágicas. Em outras palavras, regras e cerimônias que se devem observar na prática de uma religião. (Thines, 1984)
As formas de culto variam muito dentro das diferentes religiões e culturas. No entanto, em quase todos os cultos realizam-se cerimônias sagradas, os ritos, cuja prática está a cargo de sacerdotes. O que se pratica no rito é relacionado no mito, a história sagrada. As palavras do mito explicam os acontecimentos sagrados e sua origem. Nas religiões primitivas acreditava-se que os próprios deuses estavam presentes durante os ritos naturais e criacionistas.
Os ritos mágicos de fertilidade, com sacrifício de vitimas aos deuses, existem em muitas culturas antigas. Nas religiões de mistérios da antiguidade, por exemplo, celebravam-se ritos de salvação ligados ao mito de um deus que morre e ressuscita, para purificar e renovar o indivíduo humano. Alguns aspectos do sentido dos antigos ritos revivem nos sacramentos do cristianismo, sobretudo no sacrifício da missa católica. (Enciclopédia Combi, verbete hec Religião)

6-VIDA ALÉM-MORTE

O BINÔMINO VIDA MORTE
Sentido físico: ter um corpo e desaparecer com o corpo
Sentido psicológico: a cada nova idade morre uma fase e nasce outra. O próprio nascimento já é uma morte, porque o bebê separou-se do ventre materno.
Sentido filosófico: pensar criticamente está vivo; pensar dogmaticamente morto.
Sentido religioso: a noção da vida eterna. Morrer para nascer de novo.
Para que haja vida, temos de vivenciá-la integralmente. Será que estamos inteiros naquilo que estamos fazendo?
EXPECTATIVA DA VIDA ALÉM DA MORTE
Os pensadores da humanidade desenvolveram, ao longo do tempo, três concepções de mundo: Materialista, Idealista e Religiosa. De acordo com essas concepções, construíram as diversas doutrinas. As mais importantes para o propósito de nossos estudos dizem respeito ao Niilismo, ao Panteísmo, ao Dogmatismo Religioso e ao Espiritismo.
Para o Niilismo, a matéria sendo a única fonte do ser, a morte é considerada o fim de tudo. Para o Panteísmo, o Espírito, ao encarnar, é extraído do todo universal; individualiza-se em cada ser durante a vida e volta, por efeito da morte, à massa comum. Para o Dogmatismo Religioso, a alma, independente da matéria, é criada por ocasião do nascimento do ser; sobrevive e conserva a individualidade após a morte. A sua sorte já está determinada: os que morreram em "pecado" irão para o fogo eterno; os justos, para o céu, gozar as delícias do paraíso. Para o Espiritismo, o Espírito, independente da matéria, foi criado simples e ignorante. Todos partiram do mesmo ponto, sujeitos à lei do progresso. Aqueles que praticam o bem, evoluem mais rapidamente e fazem parte da legião dos "anjos", dos "arcanjos" e dos "querubins". Os que praticam o mal, recebem novas oportunidades de melhoria, através das inúmeras encarnações. (Kardec, 1975 p. 193 a 200) .

7-CONCLUSÃO DO GRUPO

Concluimos que o Espiritismo como todas as religiões tem várias crenças, mistérios e significados que somente podemos entender se buscarmos realmente saber. Pregam a paz e a religiosidade tem sua base em Deus e nos espíritos que acreditam que o auxiliam em diversas situações, nós como grupo adoramos fazer esse trabalho, foi gratificante e um meio de aprendizagem.

8-BIBLIOGRAFIA
http://www.universoespirita.com/
www.ceismael.com.br/artigo/artigo102
http://www.geacjoãobatista/